logo

10/9/2018 15:20

Os sobreviventes: Palmeiras e Cruzeiro vencem calendário e são os únicos brasileiros em três torneios

Os sobreviventes: Palmeiras e Cruzeiro vencem calendário e são os únicos brasileiros em três torneios

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Entra ano, sai ano, e uma das principais reclamações dos clubes brasileiros é o calendário atribulado e o pouco tempo entre uma partida e outra. A solução para a maioria é priorizar. Brasileiro, Copa do Brasil ou Libertadores (Sul-Americana)? Palmeiras e Cruzeiro, que iniciam a disputa de uma das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), podem até ter preferência por uma ou outra competição, mas são os únicos brasileiros que chegam a setembro "vivos" nos três torneios que disputam.



Com grandes investimentos para a temporada, as duas equipes adotaram o discurso de que têm elenco de qualidade suficiente para poder disputar o título das três competições. E, até o momento, conseguiram cumprir. Chegam ao primeiro jogo da disputa tendo de conciliar as atenções com o Brasileiro e a Libertadores.

No Brasileiro, as equipes estão em páreos diferentes. O Palmeiras está na cola dos líderes Internacional e São Paulo - que têm 49 pontos, três a mais que os comandados por Felipão. Já são oito jogos de invencibilidade: seis vitórias e dois empates. Enquanto isso, o Cruzeiro está na briga para entrar na zona de classificação à Libertadores. É o sétimo colocado com 32 pontos, a seis do rival Atlético-MG, primeiro do G-6.



Já na Libertadores, começarão a disputar as quartas de final na próxima semana, fora de casa. O time paulista encara o Colo-Colo, no Chile. Já a Raposa visita o Boca Juniors, na Argentina. Na Copa do Brasil, as equipes entraram nas oitavas de final. O Palmeiras passou por América-MG e Bahia. O Cruzeiro derrotou Atlético-PR e Santos.

Até chegarem ao posto de sobreviventes nos três torneios, os dois Palestras tinham, ainda, a companhia de Corinthians, Flamengo, Grêmio e Santos. Os dois primeiros fazem a outra semifinal da Copa do Brasil, mas deixaram a Libertadores nas oitavas de final. Já o Tricolor gaúcho segue na Libertadores, mas está fora da Copa do Brasil. O Santos foi eliminado dos torneios.

Estratégias

Para chegar a essas situações, as equipes tiveram de adotar estratégias de diferente. Por causa das lesões e, em alguns momentos, o baixo rendimento de alguns setores, o técnico Mano Menezes não teve condições de realizar o rodízio necessário. Por isso, foi preciso poupar titulares e abdicar, em algumas partidas, da melhor qualidade no Brasileiro.

"Não temos outra solução para isso. Senão, vamos perder os jogadores. Ou vamos submeter a um desgaste tão grande, que eles não vão conseguir produzir, mesmo entrando em campo." - Mano Menezes



Já o técnico Luiz Felipe Scolari, que assumiu o time há pouco tempo, tem mais peças para utilizar e vem adotando o esquema de rodízio para evitar lesões e desgastes físicos dos jogadores. O goleiro Weverton falou sobre a possibilidade de jogar três competições ao mesmo tempo.

"A gente pensa jogo a jogo. Cada um tem seu emocional. Quarta-feira também é muito importante vencer. De repente, é a oportunidade mais próxima de chegar numa decisão" - Weverton
Será o terceiro mata-mata entre as equipes dos últimos quatro anos na Copa do Brasil. Em 2015, o Palmeiras eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final. No ano passado, foi a vez da Raposa passar pelo Alviverde. E este ano, quem levará a melhor?

8583 visitas - Fonte: Globoesporte.com


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Qua - 21:45 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Cruzeiro

Último jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - São Januário
Vasco
2 0
Cruzeiro