logo

12/8/2018 12:38

Não são os treinos fechados que decidem jogos

O analfabetismo e a ignorância em alto grau fazem isso - e com o futebol não é diferente. O cara pega um tema, põe a viseira de burro e fica nele até o fim

Não são os treinos fechados que decidem jogos
O Cruzeiro garantiu uma vantagem gigantesca ao bater o Flamengo no Maracanã por 2 a 0 na quarta-feira e agora pode até perder por um gol de diferença, dia 29, no Mineirão, que avançará às quartas de final da Libertadores. Recebi algumas mensagens de internautas, algumas de baixo calão, que imediatamente deletei, dizendo que foi graças ao treino fechado que o time azul ganhou. Que ignorância! Então, o treino fechado foi combinado com o Flamengo... Avisaram aos zagueiros rubro-negros para fazer a “linha burra” e deixar De Arrascaeta livre para marcar, assim como Thiago Neves combinou com a zaga rubro-negra que desviaria o chute de Lucas Silva, matando o goleiro Diego Alves. É tanta bobagem que a gente lê e ouve nas redes sociais, que realmente a gente entende o motivo de tanta gente votar em político ladrão e corrupto. O analfabetismo e a ignorância em alto grau fazem isso – e com o futebol não é diferente. O cara pega um tema, põe a viseira de burro e fica nele até o fim.



O que houve na quarta-feira foi um Cruzeiro muito bem montado, principalmente defensivamente. Nem Flamengo nem Cruzeiro criaram tantas situações de gol. Repito que o Cruzeiro poderia ter saído do Maracanã classificado, pois perdeu um gol incrível com Thiago Neves e outras duas chances em contra- ataques, quando já havia feito 2 a 0. Porém, para mim, foi um jogo fraco, mas o Cruzeiro venceu – e bem – e isso é o que importa para sua gente.

O time azul é apontado por todos como uma equipe forte, diga-se de passagem, montada pela antiga diretoria e reforçada pela atual. O problema é que os novos contratados quase não jogam, e a solução, quando necessária, tem sido o jovem Raniel, de excelente potencial. Muitas vezes, a contratação de um centroavante experiente (e gosto muito de Barcos) inibe o jovem e o deixa no banco, sem necessidade. Os técnicos precisam apostar mais na juventude, pois é a única solução para o futebol brasileiro. E vale lembrar que jogo mata-mata é diferente de qualquer outra situação. O Cruzeiro vinha mal no Brasileiro, venceu o Santos pela Copa do Brasil sem jogar bem e derrotou o Flamengo, mesmo sem mostrar futebol vistoso. É a cara de Mano Menezes. Time econômico e que marca muito. E não há como negar que Fábio e Dedé, dois monstros, fazem a diferença em qualquer equipe. Pelo menos Dedé deve ser convocado para os amistosos que a Seleção Brasileira fará em Nova Jersey e Washington, mês que vem. Será uma forma de Tite justificar o fato de não tê-lo levado ao Mundial da Rússia. Já Fábio continuará sendo injustiçado, pois é o melhor goleiro do Brasil há 10 anos e jamais teve chance no time canarinho. Azar da Seleção, sorte do Cruzeiro, que conta com seu camisa 1 para bater Santos e Flamengo e avançar na Copa do Brasil rumo ao hexa e Libertadores rumo ao tri. Só não me venham dizer que treino secreto ganha jogo. Isso é desculpa de técnico que não tem muito o que mostrar.

Um horror de gestão do futebol

Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, sempre foi elogiado por mim por sua postura, ética e qualidade em gerir o clube, saneando suas dívidas e tornando-o superavitário. Nota 10 para ele nesse quesito. Porém, na questão futebol, a gestão dele é das piores da história. Gastou quase R$ 200 milhões em contratações que não deram o menor resultado. Geuvânio, Henrique Dourado, Everton Ribeiro, Guerrero, Vitinho e tantos outros que custam verdadeira fortuna por mês e não dão o retorno em títulos. Vale lembrar que Vinícius Júnior, a maior joia do Fla nos últimos tempos, foi vendido ao Real Madrid por R$ 160 milhões. E o dinheiro faturado saiu pelo ralo com as péssimas contratações. Não teria sido melhor manter o jovem e pagar um grande salário a contratar esses jogadores de péssimo nível técnico? O grande erro de Bandeira de Mello foi não ter conseguido um diretor de futebol de qualidade. Nesse quesito, Alexandre Mattos, do Palmeiras, é disparado o melhor do Brasil. Vencedor e competente ao extremo.

Galo
Mesmo perdendo pontos importantes em jogos que estavam praticamente ganhos, o Atlético continua entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, tendo compromisso difícil contra o Santos hoje, no Independência, às 11h, horário excepcional das famílias nos estádios. Mesmo com pouco dinheiro, o Galo tem se mantido perto dos ponteiros, pois no futebol brasileiro falido e tecnicamente ruim, não é muito difícil. Um pouco de comprometimento dos atletas e um técnico inteligente, e a coisa funciona. Porém, quero fazer uma crítica ao jovem Thiago Larghi. Ele entende do riscado, mas não sabe mexer no time, principalmente no intervalo. É preciso enxergar o jogo melhor. E outra coisa: pôr Luan para carimbar todas as bolas da equipe, principalmente na parte defensiva, é um erro crasso. Quem carimba bola nos times são os grandes jogadores, jamais os apenas esforçados. O Atlético precisa achar, rapidamente, um grande jogador, que tenha essa competência e qualidade, principalmente no setor ofensivo e de criação.

Niver
Meu amigo-irmão doutor Luiz Flávio Bastos aniversaria hoje. Saúde para ele e que continue a ser esse grande filho que é. Um dos juristas mais consagrados e competentes do país. Vida longa, irmão!

2139 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro