logo

10/7/2018 12:32

Cruzeiro se aproxima de jogos com árbitro de vídeo

Cruzeiro se aproxima de jogos com árbitro de vídeo

Árbitro utiliza a tecnologia durante jogo entre Coreia do Sul e Suécia pela Copa do mundo (Foto: REUTERS/Carlos Barria)

Falta uma semana para o retorno do Cruzeiro aos jogos oficiais. Dia 16, um dia após a final da Copa do Mundo, a Raposa encara o Atlético-PR pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo, em Curitiba, teve resultado favorável ao clube celeste: 2 a 1. Um empate, no Mineirão, basta para avançar de fase. Caso chegue às quartas de final, a Raposa terá uma novidade a partir do próximo confronto na competição: o árbitro de vídeo. O mesmo vai acontecer na Libertadores - caso o time de Mano Menezes elimine o Flamengo, adversário nas oitavas.



Será a primeira experiência do futebol nacional com o VAR (sigla em inglês para árbitro de vídeo), um dos protagonistas do Mundial da Rússia. Muito se comenta, inclusive, sobre a expectativa para a retomada dos jogos no Brasil sem o uso da tecnologia. É natural que o "fantasma" do VAR apareça quando os erros de arbitragem - inevitáveis - acontecerem. Na primeira fase da Copa do Mundo, por exemplo,o recurso tecnológico foi utilizado em 17 ocasiões.

Nas duas competições nacionais, o uso do VAR seguirá as mesmas regras que estão sendo usadas na Copa do Mundo. O árbitro só pode ter o auxílio do vídeo em casos de gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação do jogador em caso de cartão. Também por isso, o lateral direito Edílson, um dos mais experientes do elenco celeste, brinca que queria o árbitro de vídeo até em jogos amistosos. Ele, inclusive, já atuou com a novidade à disposição em 2017, nas fases finais da Libertadores, quando defendia o Grêmio.

- Por mim tinha que usar árbitro de vídeo até em jogo-treino. No último jogo aí (amistoso contra o Corinthians) o árbitro errou, tem que usar até em jogo-treino, está difícil. Brincadeiras à parte, sou totalmente a favor do árbitro de vídeo. Acho que ajuda muitos árbitros, bandeiras. São seres humanos, estão sujeito aos erros, mas a equipe não pode pagar pelos erros deles. O VAR está aí para isso, para ajudar. Ano passado pude jogar na final da Libertadores e na semi, já tinha o VAR. Está aí para ajudar. Ninguém quer tirar proveito da situação, a gente quer o justo. Acho que o justo acontece com o VAR. Qualquer erro, lance duvidoso, eles vão estar ali pra minimizar os erros. Acho que está funcionando muito bem (na Copa do Mundo), está vencendo o melhor, ninguém está sendo favorecido. Acho que é assim que tem que ser, o futebol tem que ser limpo - concluiu.

O técnico Mano Menezes também avaliou a introdução do árbitro de vídeo nas competições deste ano. Para ele, a dinâmica de jogo irá mudar com a presença do VAR.

- É inevitável o avanço para arbitragem de vídeo. E ela vai ser, se bem estruturada, algo que vai ajudar a dirimir dúvidas importantes dentro de um jogo. Não muitas, mas em lances capitais, lances importantes, vai ajudar o árbitro que hoje tem uma pressão muito grande e que, às vezes, nem sequer consegue acompanhar de tão perto determinados lances. Mas eles também têm que melhorar, porque eles ainda têm umas preocupações muito bobas: querem conversar com o treinador, querem chamar atenção de treinador... Não têm que chamar atenção de treinador, têm que apitar o pênalti quando é pênalti, têm que apitar aquele impedimento grosseiro do jogador que estava fora de jogo e veio para cabecear.

As quartas de final da Copa do Brasil estão mais próximas, já que o Cruzeiro precisa de um empate para avançar. O avanço de fase na Libertadores, sonho ainda maior, ainda depende de dois jogos. Cruzeiro e Flamengo se enfrentarão nos dias 8 e 29 de agosto pelas oitavas de final. A ida é no Maracanã, o jogo decisivo é no Mineirão - estes ainda sem o árbitro de vídeo.

1164 visitas - Fonte: Globo Esporte


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Brasileiro

Dom - 19:00 - Mineirão - Premiere
Cruzeiro
Santos

Último jogo - Libertadores

Qua - 21:45 - Bombonera
Boca Juniors
2 0
Cruzeiro