logo

22/9/2017 08:42

Risco ou regularidade? Cruzeiro cerca vaga na Libertadores por dois caminhos

Apesar de estar a um jogo da volta para a competição continental pela Copa do Brasil, panorama é mais arriscado; pelo Brasileirão, Cruzeiro já está no G-6, precisa se manter e melhorar posição

Risco ou regularidade? Cruzeiro cerca vaga na Libertadores por dois caminhos
Mano Menezes tem conseguido administrar bem o Cruzeiro na Copa do Brasil e Brasileirão (Foto: Thaynara Amaral)

O Cruzeiro está a um jogo de poder conquistar o título da Copa do Brasil, e por consequência, a vaga na Libertadores. No Brasileiro, o Cruzeiro está a 14 jogos do fim da competição e, até lá, o objetivo é alcançar uma vaga para estar dentro do G-6. Para ficar com uma vaga na competição continental, qual dos dois caminhos é mais fácil, menos arriscado? A Raposa deveria abrir mão de um em detrimento do outro? Na frieza dos números, as chances são praticamente as mesmas, mas é preciso ver os detalhes de cada um dos caminhos.



Na Copa do Brasil, a conta é simples. O Cruzeiro tem 50% de chances de conseguir o título. Já que na final da competição nacional não tem critério de gol qualificado (a primeira partida terminou em 1 a 1, no Maracanã), ou seja, só levanta o caneco quem vencer a partida no Mineirão, na próxima quarta-feira, às 21h45. Como qualquer empate leva a disputa para os pênaltis, o percentual se equaliza.

No Campeonato Brasileiro, a conta é diferente e depende de muitos outros fatores por ser uma competição de pontos corridos. O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula que tem 47,7% de chances de ficar no G-6 no Brasileirão e conquistar uma vaga para a Libertadores. Mas vale lembrar que só as quatro primeiras colocações dão direito a um lugar direto na fase de grupos do torneio sul-americano.

No Brasileirão, o Cruzeiro está atualmente na sexta colocação, com 37 pontos. Ou seja, dentro do G-6, grupo de equipes que se classificam para a Libertadores. O time de Mano Menezes vive uma boa fase no torneio – já são quatro jogos sem perder, com três vitórias e um empate. O próximo adversário é o Atlético-GO, neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico de Goiânia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Rafael acredita que entrar com um time alternativo contra o rubro-negro goiano não é sinal de fragilidade ou desprestigio ao Brasileiro, pelo contrário. O goleiro acredita que Mano Menezes acredita muito que o elenco pode conquistar a missão de buscar a vaga na Libertadores, também pelo Brasileiro.

- Uma grande responsabilidade. Que time que não quer seguir na sequência de vitórias? A responsabilidade faz parte, mas é dar sequência, fazer um grande jogo e voltar de Goiânia com os três pontos.

A Copa do Brasil recebeu a alcunha, por muitos anos, de “o caminho mais fácil para a Libertadores”, visto que a competição nacional eliminatória dá direito a uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental. O regulamento continua o mesmo, com a diferença que os times que participam da Libertadores, agora entram na fase de oitavas de final. Ou seja, a competição, que antes era enfraquecida por só contar com times que não participavam da competição sul-americana, agora tem um sarrafo de qualidade maior.

Rafael diz que time alternativo do Cruzeiro, em Goiânia, pode manter a boa fase no Brasileiro (Foto: Washington Alves/Light Press)

E a trajetória do Cruzeiro na Copa do Brasil mostra isso. Apesar de ter eliminado equipes de menor expressão como Volta Redonda, São Francisco-PA e Murici-AL, a Raposa passou a enfrentar alguns cascas-grossas nas fases seguintes. Pegou o São Paulo, antes das oitavas, e, a partir daí, só enfrentou equipes que participaram da Libertadores deste ano. Chapecoense nas oitavas, Palmeiras nas quartas, Grêmio – que, inclusive é o único brasileiro que segue na competição internacional - na semi, e o Flamengo na final.

Ou seja, apesar da frieza dos números dizerem que a chance de o Cruzeiro conquistar essa vaga na Libertadores pela Copa do Brasil é praticamente a mesma da chance de herdá-la pelo Brasileirão, há de se levar em conta que a Raposa já trilhou um caminho bem tortuoso na competição nacional eliminatória. São competições diferentes, com estratégias adotadas completamente distintas. E, claro, o mais importante, essa comparação trata de regularidade. Se o Cruzeiro manter a regularidade em 90 minutos contra o Flamengo, tem grandes chances de levar a vaga contra o Rubro-Negro. Se manter a regularidade nas 14 rodadas que restam no Brasileirão, leva a vaga pelo campeonato de pontos corridos.

Vale ressaltar, no entanto, que terminar o Campeonato Brasileiro na quinta ou sexta posição leva sim para a Libertadores, porém, dá ao time a pressão e o peso de disputar a fase preliminar da competiçaõ, com duas fases de jogos mata-mata logo no início de temporada. Ou seja, todo o planejamento do ano tem que ser feito às pressas, dar entrosamento em poucas semanas e conseguir eliminar dois adversários - que podem ser tradicionais - para avançar para a fase de grupos. Como aconteceu este ano com o Botafogo, que teve que superar Colo-Colo, do Chile, e Olímpia, do Paraguai, nas fases preliminares da competição.

Brasileirão e suas marcas

O Brasileiro, e por consequência o jogo contra o Atlético-GO, não é importante só por dar uma vaga na Libertadores ao fim da competição, não. O Cruzeiro também defende algumas marcas do clube no torneio. No jogo contra o Dragão, neste domingo, a Raposa pode chegar ao seu 900º gol na história da competição nacional. O goleiro Rafael brincou, disse que não almeja fazer o gol marcante, até porque sua posição não lhe permite essa esperança, mas garantiu que vai ficar feliz se a marca for atingida, principalmente com uma vitória.

- Eu nunca fiz gol, minha preocupação é defender, deixo isso pros jogadores de linha. Tem goleiro que gosta de bater falta e pênalti, mas eu prefiro ser o vilão da historia e só defender e fazer que os gols não aconteça.

1833 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Raimundo Sampaio -
X
Cruzeiro
Cuiaba

Brasileiro

Seg - 20:00 - MorumBIS
X
Sao Paulo
Cruzeiro