logo

26/5/2017 10:24

Sem traumas: Dedé volta à Vila Belmiro, palco de grave lesão no joelho em 2014

Zagueiro do Cruzeiro não tem receio em retornar ao estádio do Santos. "Lembrança que tenho guardada são as boas, superei muita coisa", ressalta

Sem traumas: Dedé volta à Vila Belmiro, palco de grave lesão no joelho em 2014
Dedé sentiu lesão no inicio da partida contra o Santos e foi substituído (Foto: Reprodução/TVGLOBO)

Vila Belmiro, 5 de novembro de 2014. Jogo do Cruzeiro contra o Santos, válido pela segunda partida da semifinal da Copa do Brasil. Essa data jamais será esquecida por Dedé. Naquele dia, nos primeiros minutos do duelo contra o Peixe, o defensor saiu de campo lesionado. Ali, iniciou-se um dos piores momentos da carreira do Mito: um edema ósseo no joelho direito. Neste domingo, contra o Santos, às 16h (de Brasília), ele retornará ao lugar onde o drama começou Porém, agora, o momento é de superação. Mesmo com todas as adversidades, o camisa 26 recuperou a titularidade do Cruzeiro, e tem conquistado, cada dia mais, o carinho do torcedor celeste. Para o zagueiro, essa fase de lesão está no passado, e o foco, agora, é nas vitórias.

- Isso é normal, nem penso na questão de ser na Vila Belmiro ou não. Lá foi onde meu joelho travou. Mas minha lesão começou contra o Botafogo, antes do jogo do Santos. Estou tranquilo. Quero jogar, essa fase de lesão já passou. Lembrança que tenho guardada são as boas, superei muita coisa. Agora é pensar no que vai haver na partida, me preparar bastante para enfrentar uma grande equipe como foi em 2014. Mas sabendo que podemos fazer um grande jogo lá. E pensar em sair da vitória - diz o zagueiro cruzeirense.

Força, foco e fé
Dedé fala da importância da presença de Deus e da fé em sua vida . Em 2015, ele não disputou nenhuma partida oficial. No ano seguinte, foram apenas seis. De acordo com o zagueiro, a fé foi fundamental para superar os percursos difíceis nos tempos de lesão. Desde a sua estreia no Cruzeiro, em abril de 2013, o Mito desfalcou o clube em 156 jogos devido às contusões.
- Ando com a fé na frente. Penso em Deus, peço discernimento, que Ele me guie para bons caminhos, traga pessoas boas na minha vida. E sou bem atendido. Agradeço todos os dias pela minha vida, a força que tenho para superar momentos difíceis e o que conquisto, pela minha família e amigos que tenho. Minha fé em primeiro lugar na minha vida.

2014: o início
Antes do edema ósseo no joelho direito, Dedé lesionou o ligamento do joelho direito após a vitória sobre o Coritiba, por 3 a 2, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro no dia 17 de maio de 2014. Porém, não precisou passar por cirurgia. Ele estava em ascensão e disputava uma vaga para ir à Copa do Mundo. A contusão tirou todas as chances do zagueiro.

2015: frustrações
Sem sucesso com o tratamento convencional, o Cruzeiro optou por uma intervenção cirúrgica em janeiro, ação que deixou o jogador fora dos gramados no primeiro semestre da temporada de 2015. Meses se passaram e, em outubro, sem a volta de Dedé, a diretoria confirmou que, na verdade, o zagueiro havia realizado dois procedimentos cirúrgicos e não apenas um, como tinha sido divulgado pelo clube.
De acordo com Sérgio Freire Júnior, médico do Cruzeiro, um dos pinos que foi colocado durante o procedimento, realizado pelo Dr. José Luiz Runco, causou uma reação no local e teve que ser retirado. A nova cirurgia feita pelo próprio clube.
Dedé voltou a ser relacionado contra o Joinville, em 29 de novembro. Na ocasião, o time celeste venceu por 3 a 0, no Mineirão. Mesmo com o pedido da torcida, Mano Menezes, então técnico da equipe, optou por não utilizá-lo. Depois, ele foi convocado pelo treinador para a partida diante do Internacional, pela última rodada do Campeonato Brasileiro (derrota por 2 a 0). Porém, o defensor também não saiu do banco de reservas.
2016: tratamento com especialista
Após 14 meses sem jogar, Dedé voltou a atuar. A última partida foi no dia 28 de fevereiro, no empate em 1 a 1 com o América-MG, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. No entanto, em março, depois de apenas seis jogos, o defensor sofreu uma fratura na patela do joelho direito. A partir daí, ele passou por tratamento na Toca da Raposa II até ser liberado para a transição. Mas, durante as atividades no campo, o Mito voltou a sentir o local da lesão. Em novos exames, os médicos concluíram que o jogador precisaria passar por uma nova cirurgia.

O procedimento não ocorreu no Brasil. Para tentar resolver de uma vez por todas a lesão do jogador, Dedé foi operado nos Estados Unidos por um dos principais especialistas em joelho do mundo: Robert LaPrade, que tratou atletas como Lewis Hamilton, Kobe Bryant e David Beckham. A recuperação após a cirurgia foi na Toca da Raposa.

2017: uma nova esperança
Em 2017, Dedé está feliz da vida. Se recuperou da lesão no joelho e já retomou a titularidade na zaga do Cruzeiro. O retornou ocorreu no dia 21 de março, no empate com o Joinville, por 1 a 1, pela Primeira Liga, em Santa Catarina. Depois de mais um ano sem jogar por causa de uma cirurgia no joelho direito, o zagueiro começou como titular e ainda vestiu a faixa de capitão.

Até aqui, Dedé disputou seis jogos no ano, sendo cinco como titular e um entrando no decorrer da partida. Mesmo com o pouco tempo em campo, ele já marcou um gol: na vitória sobre o Democrata GV, por 2 a 0, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro. Atualmente, joga no time titular ao lado de Leo.


348 visitas - Fonte: Globoesporte




E que Deus te proteja Dede,e que voce possa ainda ajudar muito o cruzeiro.voce e fera.

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro